Deputada Joana Darc realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia do Médico Veterinário

0
19
Fotos: Fábio Romão

A deputada Joana Darc (UB) ressaltou a importância das atividades dos veterinários para a saúde pública do Estado, nesta segunda-feira (11/09), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Sessão Especial em alusão ao Dia do Médico Veterinário. Na oportunidade, a parlamentar salientou a necessidade da data para homenagear os profissionais da saúde.

Na ocasião, Joana reiterou a necessidade de dar visibilidade aos profissionais que cuidam dos animais e, consequentemente, auxiliam na saúde pública do estado. Em seu pronunciamento, a parlamentar, que também é protetora dos animais e finalista do curso de medicina veterinária, destacou a necessidade de reconhecer e valorizar a profissão.

“O nosso mandato tem buscado oportunidades de geração de empregos e renda, e lutado para que os médicos veterinários sejam devidamente remunerados, como defende a tabela. À exemplo disso, teremos o primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas que vai empregar bastante profissionais, e não somente isso, mas também vai ajudar as próximas pessoas comprometidas com a medicina veterinária”, salientou.

Saúde Pública do Amazonas

Joana Darc ainda ressaltou que o profissional de medicina veterinária não se restringe apenas aos cuidados dos animais domésticos ou selvagens, como muitos pensam, mas vai além dos paramentos da saúde e bem-estar animal para auxiliar na saúde pública de um Estado como todo.

“A atividade veterinária implica também diretamente na saúde pública, uma vez que, à medida que temos animais saudáveis, diminui a incidência de transmissão de zoonoses, como a esporotricose, por exemplo. Auxilia na diminuição de animais abandonados nas ruas, por meio da castração, e isso são políticas públicas instaladas no Amazonas”, disse.

Sobre a Sessão Especial

Comemorado no dia 09 de setembro, por meio da Lei nº 4.820/2019, de autoria de Joana Darc, neste ano, o Dia do Médico Veterinário teve como tema nacional “Médico Veterinário, médico com V de Vida”, e seu objetivo é reforçar o conceito de saúde única, a conexão entre as saúdes ambiental, animal e humana.

A sessão especial contou com a participação do Conselheiro Municipal de Saúde de Manaus, Jorge Luiz Maia Carneiro; do diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Manaus, Rodrigo Araújo Rodrigues; do coordenador da Assessoria de Bem-Estar Animal do Amazonas, Rodrigo Marques Dias; e de outros representantes da administração pública de saúde do Estado.

Além disso, a Sessão Especial em alusão ao Dia do Médico Veterinário contou com a presença de mais de 90 médicos veterinários, que foram homenageados na solenidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui