Lula: Bolsonaro estava envolvido em tentativa de golpe “até os dentes”

0
29
Ricardo Stuckert/PR

Durante coletiva de imprensa na Índia, onde participou de reunião do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre o acordo de delação premiada que envolve o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e acabou afirmando que Bolsonaro estaria “altamente comprometido” em uma tentativa de golpe.

“Eu acho que ele [Bolsonaro] está altamente comprometido. A cada dia vão aparecendo as coisas, e a cada dia nós vamos ter certeza de que havia a perspectiva de golpe e que o ex-presidente estava envolvido nela até os dentes”, afirmou Lula a jornalistas brasileiros e internacionais.

Mauro Cid está temporariamente livre da prisão – ele estava detido desde maio deste ano, devido a uma série de investigações da PF sobre falsos dados no cartão de vacinação da família Bolsonaro – por causa do acordo de delação premiada homologado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no último sábado (9/9).

Apesar da liberdade provisória, Cid terá que usar tornozeleira eletrônica, não pode deixar o país, deve entregar o passaporte em até 5 dias, está proibido de utilizar redes sociais e de falar com outros investigados. Além disso, ele teve a suspensão de porte de arma de fogo, deve comparecer semanalmente em juízo às segundas-feiras e está afastado de suas funções no Exército.

Lula fala sobre esquema de joias

Lula ressaltou que, apesar de achar que Bolsonaro pode estar “comprometido” na delação, não sabe o que foi falado, e que seus comentários são puramente especulação – mas disse acreditar que o tempo trará tudo à tona. O mandatário brasileiro ainda teceu alguns comentários do possível envolvimento de Bolsonaro na venda do esquema de joias entregues por delegações estrangeiras.

“Não sei o que está lá. Só sabe o delegado que ouviu e o coronel que prestou depoimento. O resto é especulação”, pontuou. “É isso que vai ficar claro, o tempo vai se encarregar. A única chance que ele tinha de não participar disso é quando ele estava preocupado em vender as joias”, disse. Com informações de Metrópoles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui