Lula assiste ao desfile do 7 de Setembro ao lado de ministros

Igo Estrela/Metrópoles

O primeiro desfile da Independência do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou pontualmente às 9h. Acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, o petista andou em carro aberto. A programação oficial deve durar cerca de 2h e não há previsão de discurso do mandatário.

Lula assiste ao desfile na tribuna de honra, ao lado do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (PMDB); do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, viajou para Alagoas, seu reduto eleitoral, ainda na quarta-feira (6/9) e só deve retornar à capital federal no início da próxima semana.

Dois dos principais ministros de Lula, Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Fernando Haddad (Fazenda) estão ausentes, mas se manifestaram pelas redes sociais.

Antes da cerimônia, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, agradeceu pelo trabalho da agora ex-ministra do Esporte Ana Moser. Apesar de elogio de Padilha, Moser foi vista em avião saindo de Brasília em direção a São Paulo, nesta quinta de manhã.

Além de Padilha, participam do evento os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Juscelino Filho (Comunicações), José Múcio (Defesa), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).