Joana Darc afirma que intensificará os trabalhos no seu segundo mandato

Foto: Divulgação Assessoria

Reeleita como a mulher mais votada da história do Amazonas, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) comenta as expectativas para retornar aos trabalhos e cumprir seu segundo mandato, na 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a partir de 02 de fevereiro de 2023. Hoje (01), a parlamentar toma posse na Aleam.

“Tenho orgulho de tudo que foi construído nos últimos 4 anos. Neste segundo mandato, vou fortalecer os trabalhos em todas as causas a que me proponho enquanto parlamentar. A causa animal, da pessoa com deficiência, dos idosos e das mulheres teve e sempre terá uma deputada ativa à seu favor”, declarou.

Defensora de várias causas, Joana foi reeleita como deputada estadual com 87.182 mil votos. Assídua na causa animal, a parlamentar planeja intensificar os trabalhos para os animais no Estado do Amazonas, cujas prioridades são a saúde e segurança dos pets, visando proporcionar bem-estar e combater os maus-tratos.

Além de continuar as fiscalizações de castrações nos bairros da Capital do Estado, por meio dos Castramóveis, Joana defende a criação do primeiro Castramóvel Fluvial do Mundo, que percorrerá comunidades ribeirinhas, com o objetivo de levar castração para os animais de cidades do interior. Na segurança para os pets, o foco principal será a criação da Delegacia Especializada contra crimes de maus-tratos aos animais, proposta feita pela parlamentar no início deste ano.

A deputada de todas as causas

Durante seu primeiro mandato, Joana Darc ampliou seus trabalhos, indo além da causa animal, abraçando a população LGBTQIAP+, a causa das pessoas com deficiências, das mulheres e dos idosos.

No ano passado, por meio de solicitação ao Poder Executivo, através do requerimento nº 3068 /2021, Joana Darc entregou aos idosos da capital o “Ônibus do Idoso”. Trata-se de uma unidade móvel que presta atendimentos psicossociais gratuitos e orientações sobre os direitos dos idosos para grupos da terceira idade da capital e Região Metropolitana de Manaus. A expectativa é que o serviço itinerante consiga atender o máximo de bairros possíveis em 2023.

Dedicando-se à causa PcD, Joana propôs, e já se tornou lei no Amazonas, a criação do serviço telefônico via Whatsapp para denúncia de maus-tratos contra a Pessoa com Deficiência. A partir deste ano, o serviço telefônico via aplicativo de mensagens para denunciar maus-tratos contra as pessoas com deficiência, poderá ser realizado por familiar ou qualquer cidadão que perceba indícios ou testemunhe tais atos de violência, seja  física ou psicológica.

Consagrada Madrinha da Parada do Orgulho LGBTQIAP+, em 2022, a parlamentar defende a criação da 1ª Casa da Diversidade do Amazonas. Na oportunidade, Joana diz que a Casa, mantida por recursos de emendas parlamentares e exercida pelo Poder executivo, abrigará as vítimas de violência, disponibilizando atendimento psicossocial, formação profissional, acolhimento, suporte, amor, respeito e dignidade a todos que precisarem desse serviço.

“O Amazonas está avançando em relação às leis de bem-estar e proteção aos animais, as leis que defendem as pessoas com deficiência, dos idosos e de todas as causas que abraço, porém, é necessário que se faça mais. Por isso, estarei com a atenção redobrada para todas essas demandas, pois os amazonenses elegeram uma mulher que vai lutar por todos eles”, salientou.