O presidente ucraniano afirmou que apresentou a Biden um pacote com dez propostas para o restabelecimento da normalidade na região. Ele não detalhou o conteúdo do documento, mas garantiu que recebeu o apoio do americano.
“Fico feliz em compartilhar que o presidente Biden apoiou nossa iniciativa de paz hoje. Cada um de vocês, senhoras e senhores, pode ajudar na implementação para garantir que a liderança americana permaneça sólida, bicameral e bipartidária”, afirmou.
O líder ucraniano também comparou os esforços das tropas do país com os soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial. “Assim como os corajosos soldados americanos que mantiveram posição e enfrentaram as forças de Hitler durante o Natal de 1944, corajosos soldados ucranianos estão fazendo o mesmo com as tropas de Putin”, disse.
Durante o discurso, Zelensky foi aplaudido de pé diversas vezes pelos congressistas presentes. Ao final, ele entregou uma bandeira com as cores da Ucrânia para para a vice-presidente americana, Kamala Harris e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi.
“Nós vamos comemorar o Natal sem eletricidade, mas a luz da nossa fé não será apagada. Se mísseis russos nos atacarem, faremos o melhor para nos proteger. Vamos ajudar um ao outro. Esse é o nosso desejo de paz”, apelou o presidente.