Polícia Federal cumpre 24 mandados de judiciais no município do Amazonas

Durante uma operação nesta sexta-feira (16), a Polícia Federal do Acre cumpriu 24 mandados judiciais contra organizações criminosas na cidade de Guajará, no Amazonas. A cidade fica próximo à cidade de Cruzeiro do Sul. A atuação contou com apoio direto da Polícia Militar de Guajará.

A Operação Samaúma é fruto de um intenso trabalho investigativo da Divisão de Repressão à Entorpecentes (DRE) da delegacia de Cruzeiro do Sul, no qual policiais federais identificaram diversos membros do grupo faccionado na região a partir de resultados de operações antecedentes.

O delegado da PF responsável pela operação, Bruno de Cassio, disse que a investigação começou após uma pessoa ter sido torturada a mando de uma facção criminosa.

“A investigação que decorreu do início do ‘tribunal do crime’, que tentou torturar uma pessoa que conseguiu fugir, veio até a Polícia Federal pedir auxílio através do registro da nossa investigação. A nossa equipe conseguiu identificar sete pessoas que participaram desse crime e mais dez pessoa que fazem parte da facção criminosa”, disse.

Para o devido cumprimento, foram mobilizados 55 policiais federais e 12 militares, permitindo êxito em uma ação sem intercorrências e unindo forças.

“A investigação segue, até porque Cruzeiro do Sul tem alguns vínculos com essa facção criminosa”, pontua.

Os alvos respondem por “promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa”, assim como por tráfico de entorpecentes e foram encaminhados à delegacia para demais providências necessárias.

“Samaúma é uma árvore amazônica. Diz a lenda que “Mãe Samaúma” é um espírito que ocupa lugar de honra no reino da floresta. É ela quem, com sua poderosa energia, olha e protege as plantas e os animais das matas e da natureza. Dessa forma a união representada pelas forças de segurança, vem atuar novamente a favor da população”, diz a nota. Com informações de G1 Amazonas.