Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial para homenagear os 185 anos da Polícia Militar

0
96

Criada em 4 de abril de 1837 com a missão de combater a rebelião conhecida como Cabanagem (1835-1840), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) completou recentemente 185 anos. Para lembrar a data, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial, a pedido do deputado Cabo Maciel (PL), que presidiu a solenidade, com a presença do Coronel Eyderson Fonseca, chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Amazonas, além de inúmeros oficiais e praças da corporação, da banda da instituição e autoridades municipais, estaduais e federais.

Na ocasião, foram entregues certificados de Honra ao Mérito a policiais que se destacaram em suas áreas e placas comemorativas.

Integrando o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil, com a função primordial de policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública estadual, a PM é força auxiliar e reserva militar do Exército Brasileiro.

Segundo o Coronel Eyderson Fonseca, a história da PM do Amazonas confunde-se com o período regencial do Brasil. “A Polícia Militar tem grande importância no contexto nacional e local. Hoje, estamos com metade do nosso efetivo no interior, outra metade na capital. A cada momento que somos homenageados, entendemos a importância da nossa atividade na contribuição de uma sociedade mais justa e menos violenta”, afirmou.

O secretário estadual de Segurança Pública, General Carlos Alberto Mansur, listou números das atividades, destacou as qualidades da corporação e também a parceria entre o órgão e a PM. “Nesses 185 anos de existência, a Polícia Militar é a face mais visível do Estado, está em todos os municípios do Amazonas. Mais de 200 operações integradas foram realizadas somente nesse ano. O resultado mais relevante é a sensação de segurança que passamos à população”, finalizou.

Exposição

Como parte das comemorações pelos 185 anos, a Polícia Militar do Amazonas também promoveu exposição no hall de entrada da Aleam.

Foram apresentados equipamentos táticos utilizados durante as ações de policiamento e mostra de programas e projetos desenvolvidos pela corporação. O público também teve a oportunidade de conhecer de perto as unidades militares especializadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui