Unidade Prisional de Humaitá recebeu mutirão de atendimento da Defensoria Pública do Estado

Com o objetivo de verificar a situação processual dos internos e oferecer uma melhor orientação jurídica, a Unidade Prisional de Humaitá (UPH) recebeu um mutirão de atendimentos jurídicos realizados por uma equipe da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).

Um grupo formado por três defensores e dois assessores do órgão se deslocou de Manaus até a unidade prisional do município, distante 590 quilômetros da capital, para atender todos os 46 internos que hoje cumprem suas penas no local. Acelerar processos, tirar dúvidas e auxiliar os detentos na tramitação correta de seus devidos processos penais estavam entre os principais objetivos dos atendimentos.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que vem trabalhando intensamente para proporcionar aos internos do Estado um cumprimento de pena digno, com respeito a todos os direitos constitucionais deles. Atualmente a unidade de Humaitá conta com 24 internos amparados pela Defensoria Pública.

O diretor da UPH, Rodrigo Martins, classifica a ação como algo bastante positivo para o sistema prisional. De acordo com ele, essa é a primeira vez que uma equipe da Defensoria de Manaus vai à unidade realizar um mutirão de atendimentos.

“Ações como essa são importantes para trazer dignidade e cidadania aos internos. O grupo da DPE conheceu nossas instalações, conversou com os custodiados e agora está prestando toda a assistência jurídica que eles necessitam para facilitar e acelerar a tramitação de seus processos”, disse.

Atendimentos regulares – Além desse mutirão de atendimentos promovido pela equipe da DPE de Manaus, a UPH recebe também a cada dois meses a visita de defensores públicos do município para realizar atendimentos jurídicos aos detentos.