Vídeo mostra morte de latino em abordagem policial na Califórnia

Um vídeo divulgado nesta semana revelou mais um caso de brutalidade da polícia dos Estados Unidos contra minorias. Desta vez a vítima foi o hispânico Mario Arenales Gonzalez, de 26 anos, morto durante uma abordagem em Alameda, na Califórnia.

O episódio ocorreu na noite do último 19 de abril, porém o vídeo da ação e dois áudios referentes à interação com o jovem foi divulgado apenas na terça-feira (27) pela Divisão de Polícia de Alameda.

A gravação mostra a abordagem inicial com o hispânico, a tentativa de prisão e a imobilização. Gonzalez foi colocado de barriga para baixo durante cinco minutos, enquanto um dos três policiais pressionava seu peito, apesar dos gemidos e súplicas.

“Por favor, não faça [isso]”, dizia ele.  

Após ficar inconsciente, os agentes tentaram reanimar o jovem latino, mas sem sucesso. A abordagem lembra a mesma feita contra o afro-americano George Floyd, que foi asfixiado pelo ex-policial Derek Chauvin, considerado culpado pela morte do homem negro, em Minneapolis. 

“Os policiais da Alameda assassinaram meu irmão”, disse Gerardo Gonzalez, irmão do jovem de 26 anos sufocado por um policial.   

Nos áudios revelados constam telefonemas feitos por duas pessoas para denunciar um homem hispânico. Em uma das ligações é dito que Gonzalez estava alcoolizado, enquanto que na outra o cidadão diz que ele estava falando sozinho perto de seu quintal.   

“A morte dele foi completamente evitável e inútil. Um bêbado em um parque não é a mesma coisa que uma sentença de morte”, afirmou a advogada da família, Julia Sherwin, que acusou a polícia de ter feito um relatório divergente.   

As autoridades de Alameda informaram inicialmente que havia ocorrido “uma altercação física”, ou seja, um conflito intenso, quando os policiais tentaram prender Gonzalez e que “naquele momento o homem recebeu ajuda médica”, morrendo posteriormente no hospital.

No entanto, o vídeo mostra um primeiro agente tentando identificar Gonzalez, que estava sentado calmamente em um parque com duas cestas de compras em um estado aparentemente confuso.   

Sete minutos depois, um segundo agente chega. Os dois se aproximam e colocam o braço atrás de suas costas, antes de deitá-lo no chão.  

Um terceiro policial, por sua vez, é visto pressionado as pernas de Gonzalez. A abordagem só finaliza quando ele desmaia. Um porta-voz da cidade de Alameda anunciou que os agentes envolvidos no caso são: Eric McKinley, Cameron Leahy e James Fisher. (ANSA)