Secretário de Saúde dos EUA visita Taiwan; China critica encontro

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, recebeu, nesta 2ª feira (10.ago.2020), o secretário de Saúde e Serviços dos Estados Unidos, Alex Azar. A visita histórica à ilha foi criticada pela China, que considera Taiwan como território chinês.

Na visita, que vai durar 3 dias, Azar elogiou “a força da democracia taiwanesa e o seu sucesso na luta do combate contra o coronavírus”. “A reação de Taiwan à covid-19 está entre as mais eficazes do mundo e isto reflete a natureza aberta, transparente, democrática da sociedade e da cultura de Taiwan”, disse.

O secretário é o funcionário do governo dos Estados Unidos com maior hierarquia a visitar Taiwan desde 1979, quando os norte-americanos romperam relações diplomáticas com o país para reconhecer o governo de Pequim como único representante da China. No entanto, os EUA seguem sendo o principal fornecedor de armas da ilha e o seu aliado mais poderoso.

Tsai agradeceu o apoio dos Estados Unidos e disse que “as considerações políticas nunca deveriam estar acima dos direitos à saúde”. Ela considerou “lamentável” Pequim não permitir a admissão de Taiwan na OMS (Organização Mundial de Saúde).

A ONU (Organização das Nações Unidas) não reconhece Taiwan como Estado independente. Pequim ameaça recorrer à força no caso de uma declaração de independência da ilha ou uma intervenção estrangeira, como da parte de Washington.

Recentemente o governo chinês afirmou a visita de Azar era uma ameaça para a “paz e a estabilidade”. Nesta 2ª feira (10.ago), o secretário norte-americano disse à imprensa, antes do encontro, que a mensagem do governo dos EUA “consiste em reafirmar a profunda associação que une os Estados Unidos e Taiwan nas áreas de segurança, comércio, saúde e nossos valores comuns, que são a democracia, a liberdade econômica e a liberdade”.

Azar também vai se reunir com o ministro da Saúde, Chen Shih-chung, e com o ministro das Relações Exteriores, Joseph Wu.

CORONAVÍRUS

Apesar da proximidade geográfica e comercial com China continental, onde começou a pandemia de covid-19, até esta 2ª feira (10.ago), Taiwan registrou 480 casos e 7 mortes. Poder 360