Tragédia em Beirute deixa ao menos 73 mortos

Uma série de explosões de grandes proporções atingiu área próxima ao porto de Beirute, capital do Líbano, na tarde desta 3ª feira (4.ago.2020). De acordo com autoridades locais, haviam sido confirmadas até as 19h15 ao menos 73 mortes e mais de 3.700 pessoas feridas.

Até o momento, não há informações se foi 1 ato criminoso ou 1 acidente. O chefe da segurança interna do país, Abbas Ibrahim, disse que a explosão inicial aconteceu em uma seção do porto que armazena materiais altamente explosivos, e não em 1 armazém de fogos de artifício, como foi informado inicialmente. Não se sabe exatamente qual material estava guardado no local.

Ainda não está claro se houve explosões em outros locais da cidade. Embora seja 1 país que já foi alvo de ataques tidos como “terroristas”, por enquanto não há indícios de que esse foi 1 ato desse tipo.

Barcos foram usados para resgatar pessoas que foram jogadas ao mar. A TV libanesa LBCI divulgou que há mais de 500 pessoas sendo atendidas em 1 dos maiores hospitais da cidade. Há casos graves, que necessitam de transfusão de sangue –já existe uma campanha para doação. Dezenas precisam de cirurgia.

O premiê Hassan Diab decretou dia nacional de luto por causa da tragédia. Disse que os responsáveis pela explosão no “armazém perigoso” vão pagar pela tragédia. “Eu prometo a você que essa catástrofe não passará sem responsabilidade“, afirmou ele em discurso na televisão.

O presidente do país, Michael Aoun, convocou uma reunião de emergência com o Conselho de Defesa.

Pessoas que estavam presentes filmaram a cena. Os vídeos circulam na internet.

Os danos materiais também foram graves. Imagens compartilhadas nas rede sociais mostram uma grande nuvem de fumaça na área e prédios do entorno também destruídos –janelas de apartamentos a quilômetros de distância foram quebradas, assim como fachadas de lojas. Carros foram virados de cabeça para baixo, cortinas de fumaça se formaram nas ruas.

De acordo com testemunhas, as explosões foram ouvidas até na cidade costeira de Larnaca, no Chipre, a cerca de 200 quilômetros da costa libanesa.

Informações da Cruz Vermelha do Líbano dão conta de que há pessoas feridas presas dentro de suas casas. Os serviços de emergência receberam inúmeros telefonemas pedindo resgate e ambulâncias. A entidade fez 1 apelo urgente por doações de sangue.

A TV local AL Arabiya informou que ao menos uma das explosões teria ocorrido nas proximidades da casa do ex-premiê Saad Hariri –a informação não é oficial. O político está bem e não ficou ferido.

A mídia local enfatiza que está prevista para esta semana a divulgação da sentença de 4 homens acusados de participação no assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, o pai de Saad.

De acordo com a CNN, o secretário-geral do partido político Kataeb, Nazar Najarian, morreu  após ser gravemente ferido. Najarian estava em seu escritório quando a explosão aconteceu.

ITAMARATY ACOMPANHA

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que até o momento não houve relatos de brasileiros mortos ou gravemente feridos no incidente. Leia a íntegra;

O governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo do Líbano pelas vítimas fatais e pelos feridos atingidos pelas graves explosões que tiveram lugar hoje no porto de Beirute.

O Ministério das Relações Exteriores acompanha com atenção os acontecimentos na cidade e está pronto para prestar a assistência consular cabível. Não há, até o momento, notícia de cidadãos brasileiros mortos ou gravemente feridos.

O Itamaraty seguirá acompanhando a situação por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, em coordenação com a Divisão de Assistência Consular (DAC) em Brasília.
O telefone de plantão consular da Embaixada do Brasil em Beirute está disponível para informações sobre a situação dos brasileiros no Líbano pelo número +961 70108374. O núcleo de assistência a brasileiros do MRE em Brasília também está à disposição para informações, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, pelos telefones +55 61 2030 8820/6756/6753 e pelo e-mail [email protected]. Nos demais horários, poderá ser contatado o telefone do plantão consular da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty pelo número +55 61 98197-2284.

REGISTROS DE JORNALISTAS

O jornalista Borzou Daragahi, correspondente internacional do The Independent, compartilhou vídeos na sua conta do Twitter.

A jornalista Bel Trew, também correspondente do The Independent, sediada em Beirute, publicou na sua conta do Twitter que a explosão foi ouvida a quilômetros de distância. “Caos total em Beirute. Fachadas de lojas destruídas, pessoas feridas cambaleando nas ruas, alarmes disparando, ambulâncias tentando chegar a hospitais, chão brilhando com vidro quebrado. Em todos os meus anos cobrindo guerras, nunca experimentei uma explosão como essa”, escreveu. Fonte/Poder360