METRO1 – O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse hoje (8) que o câmbio é flutuante, definido pelo mercado, mas existe uma política para evitar excessos. Ele afirmou ainda que o BC está preparado para fazer atuação maior se for necessário.
Em transmissão ao vivo pela internet promovida pelo banco Credit Suisse, Campos Neto afirmou que “existe uma política para evitar excessos, alinhar o câmbio e estabilizar os mercados”. Ele acrescentou que o BC tem “arsenal bastante grande” para atuar no mercado de câmbio.
“Parte do mercado advogava fazer programas mais agressivos para o câmbio, nós sempre entendemos que era importante dar liquidez, não influenciar a trajetória de preço, mas sempre olhando o real em relação a outras moedas. Nós temos um arsenal bastante grande. Entendemos que o real desvalorizou muito e um pouco mais em relação a outras moedas. Estamos preparados a qualquer momento para fazer uma coisa maior, se for necessário, no câmbio, mas entendemos que o câmbio é flutuante”, afirmou.