Neste sábado (16), durante protesto em Sacaba, em Cochabamba, na Bolívia, um grupo de manifestantes campesinos foi trancado pelas Forças Armadas dentro de um túnel. A denúncia foi feita por um dos manifestantes, através de vídeo divulgado nas redes sociais.
“Estamos dentro do túnel. Fecharam a entrada e a saída, estamos com bandeiras brancas dialogando para que nos deixem passar”, diz o manifestante. “Não sei o que acontecerá, talvez sejam as minhas últimas palavras. Digam a minha família que eu os amo, e que morri lutando por direitos e pela democracia”, finaliza.
A manifestação deste sábado em Cochabamba veio como resposta às últimas nove mortes confirmadas no país, em decorrência da violenta repressão das Forças Armadas aos protestos de rua contra o golpe do último domingo (10).
Ainda, na última quinta-feira (14), a presidenta autodeclarada da Bolívia, Jeanine Añez, assim como demais parlamentares golpistas do país, assinaram um acordo isentando as Forças Armadas de responsabilidade penal por mortos e feridos durante os protestos.
Confira o vídeo
"NOS HAN ENCERRADO EN EL TUNEL" Conflictos en Sacaba Cochabamba! pic.twitter.com/oAPr0n1hFw
— PACTO X BOLIVIA (@PactoPorBolivia) November 16, 2019