247 – O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou que o governo Bolsonaro é responsável pela segurança da equipe diplomática e pelas instalações da sede da embaixada venezuelana em Brasília invadida na madrugada desta quarta-feira (13) por milicianos neofascistas.
“Denunciamos que as instalações da nossa embaixada em Brasília foram invadidas pela força no início da manhã. Responsabilizamos o governo do Brasil pela segurança de nossa equipe e instalações. Exigimos respeito pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas ”, escreveu Arreaza no Twitter.
O chanceler ainda desmentiu a versão falsa divulgada pelos invasores e pela mídia conservadora: “A versão da direita violenta sobre deserções é absolutamente falsa”.
Ele distribuiu um vídeo no qual o encarregado de Negócios da embaixada denuncia o ataque e a invasão. O deputado federal Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara, convocado pelso diplomatas para ir à embaixada, aparece no vídeo.
En este video, de hace minutos, nuestro Encargado de Negocios en Brasilia da un mensaje de fortaleza y lealtad, acompañado de TODO nuestro personal de la Embajada y amigos Brasileños solidarios. La matriz de la derecha violenta sobre deserciones es absolutamente falsa. pic.twitter.com/I1z2lmjAYr
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) November 13, 2019