O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) associou o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à palavra “livre” durante uma brincadeira no programa Mega Senha, da RedeTV!. O episódio foi ao ar na TV aberta nesse sábado (18.mai.2019), às 23h15.
O perfil de Lula no Twitter compartilhou a brincadeira. Eis o vídeo:
A brincadeira consiste em dar dicas para o parceiro de jogo para que ele acerte uma palavra que você, a plateia, o apresentador e os telespectadores já sabem.
No momento que a parceira de Eduardo precisava acertar a palavra “livre” ele dá a 1ª dica: “preso”. No entanto, ela não acerta, responde “solto” ai ele fala “quase”. Então, começa 1 ping pong: ela fala “cadeia”, Bolsonaro emenda falando “Lula”; ela diz “preso” e ele repete “Lula”; ela fala “presidente”, então ele fala “pássaro”, em uma última tentativa da moça acertar. A estratégia não dá certo e ele pede para mudar de palavra.
Em sua conta no Twitter, o filho do presidente Jair Bolsonaro, disse que foi ao programa de entretenimento porque o apresentador Marcelo de Carvalho abriu 1 espaço para que ele falasse sobre a reforma da Previdência, pauta prioritária do governo.
A hashtag #LulaLivre é usada por apoiadores do ex-presidente Lula ao pedir a liberdade do petista, que está preso desde abril de 2018 na sede da Polícia Federal, em Curitiba.
Depois do episódio, Eduardo twittou “nem no Mega Senha da RedeTV! o Lula está livre”.