Fiscais do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) apreenderam, nesta quinta-feira (26/04), 3.639 ovos de galinha e 42,5 kg de carne bovina, em supermercado de médio porte situado na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
Os alimentos apreendidos não apresentavam procedência nem data de validade.
No estabelecimento foram encontrados produtos vencidos ou impróprios para consumo. Entre os itens vencidos ou avariados estavam 10 kg de mortadela de frango e 47 latas de seletas de legumes, e 7 kg de berinjela e 12 kg queijo, frutas e legumes em estado de decomposição.
Segundo Walcy Alencar, fiscal do Procon/AM, a equipe ficou surpresa com a quantidade de produtos sem conservação disponibilizados aos consumidores. “Foram mais de cinco carrinhos abarrotados de itens apreendidos, vencidos ou sem procedência e data de validade. O risco para a saúde dos consumidores é muito grande. Todos os produtos apreendidos foram retirados da área de comercialização e inutilizados”, disse Walcy Alencar.
A loja foi autuada e a multa pode chegar passar de R$ 10 mil, em razão do porte do estabelecimento e da quantidade de irregularidades constatadas.