Acadêmicos do Tatuapé é a campeã do Carnaval 2018 de SP

Campeã em São Paulo no ano passado, a escola Acadêmicos do Tatuapé, da zona leste, repetiu o feito ao tornar-se a grande vencedora deste ano com enredo que celebrava o Maranhão.

Empatada com outras agremiações na maior parte da apuração, a Tatuapé  teve melhor pontuação nos quesitos mestre-sala e porta-bandeira, e harmonia – o que garantiu a vitória.

“Estou muito contente e não vejo a hora de chegar na quadra, abraçar cada um dos nossos componentes. Nós fizemos o melhor desfile da nossa história”, afirmou o presidente da escola em entrevista a jornalistas no sambódromo do Anhembi após o anúncio do resultado no final da tarde desta terça-feira (13).

Quinta a desfilar na sexta-feira (9), a primeira noite da folia em São Paulo do Grupo Especial, a agremiação teve como enredo “Maranhão: Os tambores vão tocar na terra de encantaria”, que colocou a bateria para tocar reggae, exaltou a beleza da fauna e flora do estado, mas também destacou as mazelas da escravidão, além de mostrar as tradições religiosas e o folclore local.

Na próxima sexta-feira (16), a Tatuapé voltará ao sambódromo para o Desfile das Campeãs, que também contará com Mocidade Alegre (2º lugar), Mancha Verde (3º), Tom Maior (4º) e Dragões da Real (5º).

Trajetória 

A escola surgiu em 1952, com o nome Unidos da Vila Izabel. Chegou ao terceiro lugar do carnaval em 1969 e 1970, mas em 1986 encerrou as atividades por cinco anos.

Em 1991, a escola iniciou um processo de resgate que incluiu a sucessiva promoção pelos diversos grupos do carnaval até retornar ao Grupo Especial em 2004. Caiu em 2006 e retornou à elite em 2013 para permanecer de vez.

Em 2017, a agremiação venceu o carnaval paulistano com o enredo Mãe África Conta a Sua História: do Berço Sagrado da Humanidade à Abençoada Terra do Ouro.