Acordo Saae /CDC-Aleam garante fornecimento de água à comunidade do Ramal Dois Irmãos em Manacapuru

Após acordo assinado nesta terça-feira, 19, na Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), presidida pelo deputado Abdala Fraxe (Podemos), os moradores do Ramal Dois Irmãos, na Comunidade Santa Maria, localizada em Manacapuru (AM), terão o abastecimento de água normalizado, a partir de fevereiro de 2018.

Foi o que garantiu a diretora-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município, Maísa Monteiro, durante a reunião entre representantes da comunidade, o órgão e a comissão, onde foi assinado um Termo de Compromisso. Ela explicou que quando assumiu a gestão, no início deste ano, o órgão estava sucateado e sem reservas para fazer investimentos nas comunidades.

Maísa explicou, ainda, que a inadimplência na comunidade é grande, o que compromete o funcionamento do órgão. Segundo ela, dos 30 moradores que recebem água apenas cinco estão adimplentes. No entanto, a diretora garantiu que, em janeiro de 2018, o Saae irá adquirir o material para no próximo mês dá início às obras de extensão de 600 metros de rede, que irão atender 12 famílias do ramal.

A coordenadora da CDC, Rosely Fernandes, orientou a gestora para que realize campanhas de renegociação para os comunitários se regularizarem e advertiu que, ainda que os moradores não honrem com as contas, o serviço não poderá ser interrompido pelo poder público, somente por meio da esfera judicial. Fernandes também ressaltou a importância da empresa realizar campanhas que alertem sobre consumo consciente, para evitar desperdício na comunidade.

A reunião na CDC foi resultado de uma visita do presidente Abdala Fraxe na comunidade, em setembro deste ano, para apurar a denúncia de cobrança indevida de contas de água, sem a prestação do serviço, feita pelos moradores. A ação foi acompanhada pelo vereador de Manacapuru, Alex Bezerra, que também esteve presente na reunião juntamente com os comunitários.