Sylvio Puga recebe a visita do diretor da Fapeam e discute fomento à pesquisa

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, recebeu, na manhã desta terça-feira, 29, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), professor René Levy Aguiar, e o diretor técnico-científico do órgão, professor Dércio Luiz Reis. A visita, segundo os gestores, foi em retribuição à do reitor, ocorrida no período de transição da nova equipe administrativa da Universidade, empossada em julho deste ano.
O encontro serviu, ainda, para oficializar a continuidade do diálogo e a proximidade entre as duas instituições: a Ufam, que produz conhecimento científico e a formação de pesquisadores de ponta, e a Fapeam, que fomenta as iniciativas de pesquisa e inovação na região Norte do País.
Fortalecer a ciência
Durante sua passagem pela Ufam, o diretor-presidente da Fapeam revelou que, nos próximos dias, o governo do Estado tornará públicas algumas medidas para reestruturar, incrementar e fortalecer o campo científico no Amazonas. “O governo fará o anúncio, mas a concepção dessas medidas se refere a oportunizar às instituições, como a própria Ufam, meios para que promovam grandes eventos, nacionais e internacionais, voltados ao desenvolvimento social, econômico e ambiental”, adiantou Levy Aguiar.

Diretor-presidente da Fapeam, pró-reitora da Propesp, diretor técnico-científico da Fapeam e reitor da Ufam, professor Sylvio Puga Diretor-presidente da Fapeam, pró-reitora da Propesp, diretor técnico-científico da Fapeam e reitor da Ufam, professor Sylvio Puga

Ele disse, também, que o foco estará nos programas de pós-graduação e grupos de pesquisa das universidades. “A Ufam é uma das mais destacadas instituições de ensino, pesquisa e extensão do nosso Estado. A parceria é fruto não apenas da importância que ela tem para cenário acadêmico, científico e desenvolvimentista do Amazonas, mas também porque entendemos que a visão do reitor, professor Sylvio Puga, vem ao encontro da nossa percepção de que a somatória de esforços é fundamental para construir projetos promissores para as instituições e para a sociedade”, frisou.
Visita promoveu o fortalecimento da cooperação entre as InstituiçõesVisita promoveu o fortalecimento da cooperação entre as Instituições
Acompanhado da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, o reitor agradeceu a visita do diretor-presidente e do diretor técnico-científico da Fapeam e ressaltou a cooperação existente entre a Fundação e a Ufam. Enalteceu, ainda, o trabalho especializado da Propesp para consolidar as demandas de pesquisa na Universidade.
“Nossa equipe, liderada pela professora Selma Baçal, é absolutamente qualificada e competente, que vem trabalhando diariamente para alavancar a nossa pós-graduação”, ressaltou o reitor, mencionando a recente implementação de 500 bolsas de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic). Os recursos são oriundos de recursos próprios e vão beneficiar bolsistas de iniciação científica com projetos já selecionados. Fonte/ufam.edu.br