Trio é preso e adolescente apreendido com drogas, munições e aparelhos eletrônicos

Na tarde desta sexta-feira, dia 26, durante coletiva de imprensa realizada às 14h30, no prédio do 20º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o delegado titular da unidade policial, Rodrigo de Sá, falou sobre o resultado da operação “Oxidante”, deflagrada na manhã de hoje, por volta das 10h, no bairro Tarumã, zona Oeste, quando três homens foram presos em flagrante e um adolescente de 16 anos apreendido, com drogas, munições, aparelhos eletrônicos e documentos falsos.

De acordo com Rodrigo de Sá, os trabalhos foram realizados pela equipe do 20º DIP e contaram com o apoio de policiais civis que atuam na 4ª Seccional Oeste, 5º, 8º, 10º 19º 21º e 23º DIPs.

A ação, segundo a autoridade policial, teve como principal objetivo combater o tráfico de drogas no bairro Tarumã. Na ocasião, foram presos o cabo da Aeronáutica reformado Agnaldo Domingos Silva Pinheiro, 50; o enteado dele, Wemerson dos Santos Mourão, 37, conhecido como “Ferrugem”, e Douglas Câmara da Silva, 27.

“A operação recebeu o nome de “Oxidante” porque o alvo principal da operação era o “Ferrugem”, preso durante a ação. Ele é conhecido pela polícia e já responde a quatro processos na Justiça por tráfico de drogas. Começamos a investigação há cerca de um mês, após recebermos várias denúncias informando o envolvimento dele com o tráfico de drogas naquela área da capital. Então nós iniciamos as diligências e colhemos provas contundentes, que nos permitiram solicitar medidas cautelares. Escolhemos o melhor momento para cumprirmos as ordens judiciais”, explicou o titular do 20º DIP.

Os mandados de busca e apreensão para os endereços dos infratores foram expedidos no dia 22 de março deste ano, pelo juiz Glen Hudson Paulain Machado, do Plantão Criminal.
Conforme o delegado, depois de montarem companha nas proximidades da casa de Wemerson, situada em um condomínio localizado na Comunidade Campo Sales, bairro Tarumã, zona Oeste, as equipes conseguiram prender o infrator. Douglas e o adolescente também foram encontrados no imóvel. Já Agnaldo foi preso naquele mesmo bairro.

“Com os infratores apreendemos um porção grande de maconha do tipo skunk, cinco porções de oxi e cocaína, 14 celulares, dois tablets, um GPS, um HD de computador, dois relógios, um cordão de bijuteria, cartões de recarga de celular, documentos, cartão de agência bancária, dois cartões de um programa mantido pelo Governo Federal, cinco munições de calibre 38, cinco de nove milímetros e quatro de calibre 380, além de uma carcaça de metralhadora das Forças Armadas, que estava em posse do cabo da
Aeronáutica”, esclareceu o delegado.
Ao longo da coletiva de imprensa Rodrigo de Sá falou, ainda, que “Ferrugem” exercia as atividades do tráfico de drogas com Agnaldo e que Douglas e o adolescente estavam no mesmo ambiente.

“O resultado das investigações nos leva crer que o trio participava do tráfico de drogas naquele local a mando de Wemerson”, disse.

Conforme a autoridade policial, “Ferrugem” é proprietário de dois carros e de uma motocicleta, que também foram apreendidos durante a operação.

“Ele era costumeiro em realizar a prática ilícita na Avenida Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, zona Oeste. Há também indícios de comercialização no próprio condomínio onde Wemerson morava, pois recebemos delações informando que o infrator incomodava populares que residem nos arredores e os moradores daquele condomínio”, argumentou.

Agnaldo, Douglas e Wemerson foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores.

Wemerson irá responder, ainda, por posse ilegal de munição de uso restrito e Agnaldo por posse de munição de uso permitido. Após os procedimentos cabíveis no 20º DIP, o trio será lavado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, na zona Sul da capital.

Já o adolescente irá responder por ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele será encaminhado para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde serão adotadas as medidas cabíveis.