O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considera que a autêntica negociação política sobre o Brexit – a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) – começará após as eleições britânicas de 8 de junho, disse hoje (19) o porta-voz comunitário, Margaritis Schinas. A informação é da Agência EFE.
Juncker manteve, ontem à tarde, conversa telefônica com a primeira-ministra britânica, Theresa May, que propôs a convocação de eleições antecipadas com o objetivo de garantir “certeza e segurança” em relação às negociações sobre o Brexit.
O presidente do Executivo comunitário “considera que a negociação política real do Artigo 50 do Tratado (de Lisboa)”, que regulamenta a saída de um Estado-membro da UE, “começará após as eleições previstas para 8 de junho”, disse o porta-voz na entrevista diária da comissão.
Schinas lembrou o calendário previsto para as próximas semanas em relação ao Brexit, que inclui a adoção, em 29 de abril, das diretrizes para as negociações sobre a saída de Londres do bloco, em uma cúpula informal dos 27 países-membros, que não contará com a participação do Reino Unido.
Em seguida, por volta do dia 3 de maio, a Comissão Europeia apresentará a minuta das diretrizes da negociação, que deve ser aprovada até 22 de maio em um Conselho de Ministros de Assuntos Gerais, acrescentou o porta-voz.