Duas corridas se passaram, e a F1 tem uma liderança compartilhada. Lewis Hamilton deu o troco em Sebastian Vettel no GP da China deste domingo (9), venceu e chegou aos 43 pontos. O resultado, combinado com o segundo lugar de Vettel, significa que os dois campeões estão empatados em todos os aspectos na briga pelo título.
Além de estarem perfeitamente empatados, Hamilton e Vettel vão abrindo uma vantagem considerável sobre os adversários mais próximos. Max Verstappen, terceiro colocado tanto em Xangai quanto no campeonato, soma 25 pontos. O déficit de 18 pontos em duas provas fortalece a tese de que a briga pelo título será de apenas duas cabeças.
Valtteri Bottas, que ainda não encheu os olhos de ninguém na Mercedes, é o quarto com 23 pontos. Kimi Räikkönen pinta em quinto com 22. Essa diferença de um ponto é o que garante a liderança para a Mercedes no Campeonato de Construtores.
Atrás da Red Bull, nitidamente terceira melhor equipe do grid, a briga entre equipes esquenta. A Toro Rosso é a quarta colocada, com 12 pontos, enquanto a Force India é quinta, com 10. A Williams, depois de um dia terrível, despencou para sexto com 8.
A próxima etapa da F1 será disputada em 16 de abril. Trata-se do GP do Bahrein, terceiro do calendário.