Os resultados da rodada não ajudaram a confirmação pela matemática, mas ninguém é capaz de imaginar uma tragédia de tamanho suficiente para tirar a seleção brasileira da Copa de 2018, na Rússia.
Jogando na Arena Corinthians, em São Paulo, a equipe comandada por tite venceu a oitava partida seguida pelas eliminatórias sul-americanas. A vítima da vez foi o Paraguai, que levou de 3 a 0, com gols de Philippe Coutinho e Neymar, que agora só precisar marcar contra a Venezuela para “zerar” o continente, e Marcelo.
Agora, o Brasil lidera as eliminatórias com 33 pontos, 11 a mais que a Argentina, quinta colocada, e que levaria a vaga para a repescagem. O sexto colocado, Equador, está 13 pontos atrás, com 12 em disputa. Assim, ao menos a vaga na repescagem já está garantida.
O resultado ainda garante a liderança do ranking da Fifa à seleção brasileira, que, com o triunfo, assumiria o posto independentemente da derrota mais cedo da Argentina para a Bolívia.
A seleção cinco vezes campeã do mundo não figurava no topo da lista desde maio de 2010, antes do Mundial da África do Sul. Neste período, a seleção amargou a sua pior colocação na relação da entidade que comanda o futebol: uma 22ª posição em junho de 2013.ESPN