Quatro pessoas da mesma família – duas crianças, 1 adolescente e 1 adulto – orreram durante o desabamento de uma residência na rua 11 de Setembro, no bairro Nova Vitória, na zona Leste de Manaus, provocado pelas fortes chuvas desta terça-feira, 27.
Outras pessoas que estavam na mesma casa sobreviveram e foram abrigadas por familias. Elas são atendidas com assistência, segundo informações da Equipe de Calamidade da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Diretos Humanos (Semmasdh)
A Semmasdh também colocou à disposição dos familiares o serviço SOS Funeral.
Outras duas residências, também, foram totalmente destruídas na rua e beco Beira Rio, no bairro Colônia Antônio Aleixo. Cinco famílias foram cadastradas, hoje, pela Semmasdh para receber o benefício do Auxílio Aluguel e outros benefícios eventuais, como colchão, cesta básica e lençol.
De acordo com a Defesa Civil de Manas, a maior incidência de ocorrências foi de alagamentos e deslizamentos de barrancos.
Também atuaram no atendimento das ocorrências: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde às 0h00 de hoje choveu em Manaus 102,02 milímetros, sendo o horário de maior intensidade das 9h e às 11h (72,8 mm). O acumulado do mês já ultrapassa os 420 milímetros, enquanto o normal esperado era entre 190 e 200 milímetros.