A redação do Tambageek, do Portal Amazônia, conversou com Professor Esp. Jaidson Brandão do IFAM Campus Avançado Manacapuru e orientador do projeto apelidado de Jogos para demonstração da gamificação na Educação. O projeto conquistou o 1º lugar a nível nacional na 10ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza.
Fale um pouco sobre o Projeto.
Este projeto demonstra uma das alternativas, no universo do ensino, que vem crescendo à medida que a inclusão digital se estabelece nas instituições educadoras, tal mecanismo alternativo se chama gamificação. Contudo depois da compreensão dos conceitos é possível reconhecer onde a gamificação pode ser empregada, que por sua vez são diversas as aplicações dela, como por exemplo: Arte, Educação, Entretenimento, Meio Ambiente, Design, Governo, Saúde, Vida, Marketing, Empresas, Processos e entre outros e para demonstrar essa aplicabilidade desenvolvemos 4 (quatro) games educacionais na plataforma Android. Entretanto, abordando: Jogo de Memorização, Jogo de Classificação, Comparação e Experimentação, Jogo de Interações Sociais, Jogo de Imersão na Historia e Heróis e Jogo de Práticas Repetitivas. Esse projeto foi desenvolvido por alunos do curso técnico subsequente de informática do ifam de manacapuru, participaram dessa pesquisa os alunos: Raylson Trindade, Maurício Nogueira e Max Willian Carvalho sob orientação do Professor Esp. Jaidson Brandão.
Qual é a proposta do aplicativo para que os alunos utilizem app?
Como para cada tipo de conhecimento a ser desenvolvido, existe um elemento de Gamificação mais apropriado então dividiu-se da seguinte forma a produção dos games:
Jogo de Memorização – foi desenvolvido um game forca educacional para memorização das palavras técnicas de informática.
Jogo de Classificação Comparação e Experimentação – foi desenvolvido um game para experimentação da floresta amazônica passando a mensagem de defesa da fauna o nome do jogo é amazônicos.
Jogo de Interações Sociais – – foi usado o game forca educacional para memorização das palavras técnicas de informática adicionando mais uma funcionalidade, isto é, agora o game pode ter dois jogadores um cadastra a palavra e o outro tenta descobrir.
Jogo de Imersão na Historia e Heróis – foi desenvolvido um game sobre a historia de Davi e Golias.
Jogo de Práticas Repetitivas- foi desenvolvido um game de somar legal com duas tentativas esse game é voltado para o público infantil.
Quais plataformas o Aplicativo está disponível?
Somente para android
Qual a sensação de receber esse prêmio em nível Nacional?
Sensação de orgulho, visto que além de representarmos o IFAM estávamos representando nosso município e mostrar que Manacapuru está atualizada no que diz respeito ao avanço de tecnologia em jogos digitais e passar a motivação aos futuros alunos que o IFAM implantado no município pode passar um excelente formação profissional e técnica na área de informática
Tiveram algum apoio no projeto?
Sim. Todo apoio financeiro veio do IFAM campus avançado Manacapuru.
Quando foi o lançamento da app?
O app ainda não foi lançado as versões ainda são betas. Mas até o final do ano estará na loja.