Empresários brasileiros estão em missão no Peru e na Colômbia para fechar negócios com o setor privado dos dois países. Com representantes de 50 empresas, a viagem começou na quarta-feira (24) em Lima, capital peruana, e irá às cidades colombianas de Bogotá e Medellín, terminando em 1º de setembro.
A expectativa é que a missão comercial, coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), movimente US$ 65 milhões em negócios, envolvendo contratos acertados ainda durante a viagem e nos 12 meses seguintes. O valor supera os US$ 58 milhões registrados no ano passado, quando houve missão para os mesmos países.
De janeiro a julho deste ano, o Peru recebeu US$ 1,06 bilhão em exportações brasileiras, representando 6,46% do total vendido para a América do Sul no período. A Colômbia recebeu US$ 1,27 bilhão, ou 7,74%. Juntos, os países receberam o equivalente a 14,2%.
O maior parceiro comercial brasileiro na América do Sul é a Argentina que – de janeiro a julho – recebeu US$ 7,55 bilhões, ou 46%, do valor das exportações do Brasil para o subcontinente. Rafael Prado, coordenador de Promoção de Negócios da Apex, afirma que os mercados peruano e colombiano também têm grande importância.