Quase 270 mil refeições foram servidas pelas seis cozinhas comunitárias e os três restaurantes populares administrados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), de 1º de janeiro a 31 de julho deste ano.
As cozinhas estão localizadas na Colônia Antônio Aleixo, Val Paraíso, Panair, Colônia Oliveira Machado, Vila da Felicidade e bairro Santo Agostinho, oferecendo refeições gratuitas. Nos restaurantes populares (Alvorada, Compensa e Parque Municipal do Idoso) o usuário paga apenas R$ 1.
As cozinhas estão instaladas em bairros e comunidades com alto índice de vulnerabilidade social, baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e população com carência nutricional.
“Tem tudo que precisa. Tem verdura, tem a proteína, tem o carboidrato. Aqui, as crianças têm um acervo de livros infantis e brinquedos também como apoio. Ou seja, se alimentam e ainda podem brincar ou estudar. Muitas dessas crianças vêm da escola para cá. Elas não ficam na rua e esse é o objetivo”, explicou o prefeito Arthur Virgílio Neto.
Em 2015, nas nove unidades, foram servidas 406.299 refeições. De 1º de janeiro a 31 julho deste ano, foram 89.818 refeições servidas nas cozinhas e mais 179.793 nos três restaurantes, totalizando 268.611 pratos. Comparando-se os dois anos, proporcionalmente, registra-se um aumento de 5 mil refeições por mês agora em 2016.
“Nosso trabalho tem sido um auxílio importante para as famílias neste momento de crise econômica”, destacou a subsecretária da Semmasdh, Mônica Santaella.
Nickson Lemos, 46, está desempregado desde o início do ano. Morador do bairro Santo Agostinho, na zona Oeste, segundo ele as refeições da cozinha comunitária têm sido fundamentais para a alimentação da família. “Sempre que estou com dificuldade, venho fazer minhas refeições aqui. Sou morador antigo da comunidade. A situação financeira está difícil e aqui recebemos alimentação de qualidade”, concluiu.