A nave russa Soyuz MS-01, a primeira de sua geração, se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado (9). A informação foi divulgada pelo Centro de Controle de Voos Espacial da Rússia.
O acoplamento foi feito às 7h06 (horário de Moscou, 1h06 do horário de Brasília, segundo o centro de controle).
A reportagem do G1 explica que a nave carrega o cosmonauta russo Anatoli Ivanishin, a astronauta americana Kathleen Rubins e o japonês Takuya Onishi, que chegaram à Estação Espacial Internacional após dois dias de voo.
Nesta viagem, os novos sistemas da Soyuz foram submetidos a vários testes.
O acoplamento foi possível após uma manobra executada por um novo sistema de navegação “Kurs”, equipado com câmeras de televisão digital, que permitiram aos técnicos do centro de controle, em terra, ver o porto de engate.
As escotilhas serão abertas entre 9h50 e 10h20 (horário de Moscou, entre 3h50 e 4h20), depois que o acoplamento seja verificado e a pressão da Soyuz se iguale à da ISS, informou a Roscosmos, a agência espacial russa.
Os recém-chegados foram recebidos pelos russos Aleksei Ovchinin e Oleg Skripochka e pelo americano Jeffrey Williams, que estão na plataforma desde março.
A publicação destaca também que a missão dos tripulantes da Soyuz MS-01 a bordo da ISS deve durar quatro meses. Eles serão responsáveis por executar um programa de tarefas que inclui a manutenção da plataforma e a realização de 39 experimentos, em diversos campos científicos.