A “Praça da Juventude” não é mais um sonho dos moradores do bairro da Terra Preta, em Manacapuru (AM). Agora, a Praça da Juventude – um espaço físico para a prática de esportes e de convivência comunitária – já é uma realidade que responde aos anseios do povo de Manacapuru nitidamente definidos com o fortalecimento das atividades culturais, com a inclusão digital, o esporte e a prática do lazer para a população de todas as faixas etárias.
De acordo com o prefeito Jaziel Nunes de Alencar Tororó (PMDB), a etapa mais difícil do projeto, popularmente conhecida como burocracia do serviço público, que exige rigorosa observância e cumprimento das normas que regem a administração pública, como licitação, por exemplo, foi vencida criteriosamente.
“Está tudo pronto para o início das obras. O contrato está fechado e assinado e parte dos recursos já está disponível para começarmos a trabalhar. Melhor, ainda: neste final de semana, o canteiro de obra começou a receber o material que vai dar suporte à construção da praça”, explica.
Ao longo de décadas, conforme lembrou o prefeito, a juventude de Manacapuru foi esquecida e excluída do contexto social por falta de oportunidades e absoluta arrogância do poder público. O Parque da Juventude, segundo ele, vem para resgatar a dignidade e a cidadania dessa camada tão importante da sociedade, com o acesso ao esporte e ao lazer, dentro de um amplo espaço de convivência comunitária.
A Praça da Juventude é uma área de aproximadamente 7 mil m² com um ginásio poliesportivo, escola de informática, pistas de skate, quadras esportivas, biblioteca – um complexo destinado ao estudo, às artes, ao fisiculturismo e ao lazer.
Além de quadras esportivas, pista de skate, espaços para exercícios físicos, banheiros públicos, lanchonetes, o projeto contará, também, com serviços médicos e de enfermagem para acompanhamento e avaliação, com consultas periódicas, do desempenho físico e biométrico de seus fraquentadores.