Inaugurada no final do século XIX – tempos áureos da borracha -, a avenida Eduardo Ribeiro já se tornou um dos maiores cartões-postais do Centro Histórico de Manaus. Nesta sexta-feira, 1º de julho, a prefeitura entregou o penúltimo trecho de requalificação da obra, que compreende a rua Saldanha Marinho até a avenida Sete de Setembro. Colecionadores de carros antigos também fizeram questão de participar da reinauguração e lembrar o tempo em que esses veículos trafegavam pela avenida.
Por muitos anos essa história ficou encoberta entre camadas de asfalto, mas hoje está sendo devolvida aos amazonenses com a requalificação do Centro Histórico, que abrange outras restaurações, em um ato de representação cultural, turística e urbanística para a cidade.
Na “Nova Eduardo Ribeiro”, os paralelepípedos que compunham o piso original voltaram a ocupar a pista, que também ganhou peças pré-moldadas de concreto (pavers) em sua pista de rolamento. As calçadas ganharam pedras do tipo São Tomé, de alta durabilidade e resistência para a área de passeio, além de postes de iluminação do tipo Cajado de São José.
As obras de revitalização da avenida Eduardo Ribeiro começaram no dia 5 de outubro do ano passado e foram divididas em etapas. O primeiro trecho contemplado envolvia a praça do Congresso, na rua Monsenhor Coutinho, até a rua 10 de Julho, sendo entregue no dia 18 de dezembro. Depois, foi a vez do trecho entre a rua Dez de Julho até a 24 de Maio, reinaugurado no dia 5 de fevereiro e, em seguida, iniciou-se a requalificação da etapa entre as ruas 24 de Maio e Saldanha Marinho, entregue no último dia 2 de maio.
Mesmo com o trecho entregue, os serviços de acabamento continuam e ainda serão revitalizadas as calçadas no trecho entre a avenida Sete de Setembro e o Porto de Manaus. O entroncamento da Sete de Setembro com a Eduardo Ribeiro também receberá os devidos trabalhos para que a obra esteja completamente finalizada.
No cruzamento com a rua Dez de Julho está sendo delimitado o bloco testemunho, que permitirá que os trilhos e os paralelepípedos, na configuração que estavam, fiquem expostos e protegidos, como forma de preservar a história. Os serviços de restauro já foram concluídos. O próximo passo é a instalação do guarda-corpo.
A expectativa da prefeitura é que no final de agosto, antes do período de compras natalinas, toda a revitalização seja concluída, chegando até o Porto de Manaus.