Garantido é o campeão do 51° Festival Folclórico de Parintins

O Bumbá-Bumbá Garantido é o vencedor do 51° Festival Folclórico de Parintins com 408,8 pontos. O resultado foi conhecido após a apuração realizada na sala de imprensa do Bumbódromo, presidida pelo jurado Paulo Vieira, com a presença dos fiscais e presidentes do bumbás e imprensa. Em segundo lugar, com 408,5 pontos ficou o boi-Bumbá Caprichoso.

A apuração iniciou por volta das 11h, com a leitura das impugnações apresentadas pelos fiscais de cada bumbá nas duas primeiras noites, já que na última noite, após acordo entre as agremiações, não foi apresentada nenhuma impugnação. Após o julgamento, Paulo Vieira indeferiu todas as impugnações e ainda deu seu recado as duas agremiações “que os bois revejam seu regulamento e se preocupem mais com o falo artístico”.

Após a abertura das urnas da noite do dia 24, iniciou a contagem das notas de cada um dos 21 itens a serem julgados. Na primeira noite, o Boi Caprichoso foi vencedor com um resultado final de 209,4, enquanto o Boi Garantido ficou com a pontuação total de 209,2.

Na segunda noite, 25, o Boi Garantido buscou a vantagem e ficou com a pontuação total de 209,6, enquanto o Boi Caprichoso ficou o resultado total de 209,1. Para liderar o resultado, o bumbá da baixa de São José teve pontuações superiores no bloco cênico coreográfico e artístico.

Na leitura das notas da terceira noite, antes do final da apuração, a vitória foi declarada ao Boi Garantido. Emocionado e em lágrimas, o presidente Adelson Albuquerque dedicou a conquista a galera vermelha e branca e lembrou das dificuldades enfrentadas no processo de construção do boi de arena. “O Garantido é merecedor desse título. Passamos por muita dificuldade, isso foi mais que justo. Garantido é o Boi da superação”, declarou.

O resultado final da apuração do Festival ficou o seguinte: 488,5 pontos o Boi Caprichoso e 488,8 pontos o Boi Garantido. No item 19, Galera, houve empate e ambas foram consideradas campeãs.

O presidente da comissão julgadora, o diretor de teatro Paulo Vieira, disse que o resultado foi justo e disse que ficou impressionado com a festa parintinense. “É uma festa magnífica, ambas as agremiações estão de parabéns pela bela festa”, afirmou.

O troféu de campeão do Festival foi entregue aos dirigentes do vermelho pelo prefeito Alexandre da Carbrás. Em seguida, a torcida que acompanhou o resultado no Bumbódromo rumou para a Cidade Garantido onde acontece a festa da vitória.Fato Amazônico