Até 2018 todas as comunidades de Manacapuru serão atendidas pelo Luz Para Todos

Dezenas de comunidades da zona rural de Manacapuru lotaram, quarta-feira, 01, as galerias da Câmara Municipal para mais uma rodada de discussão em torno do Programa Luz Para Todos.

De acordo com o presidente daquela casa legislativa, vereador Francisco Bezerra (PSC), autor da proposta que permitiu a realização da audiência pública, mais de 100 lideranças comunitárias participaram dos debates que contaram, inclusive, com a participação do prefeito Jaziel Nunes de Alencar Tororó (PMDB) e de toda a cúpula do programa no Amazonas.

Embora o Luz Para Todos contemple, hoje, mais 75% do municípios desde a sua implantação, Francisco Bezerra destacou que muitas comunidades, como Jatuarana, Periquito, Ramal Nova Vitória e Ilha do Supiá, por exemplo, continuam sem os benefícios do programa cuja vigência está previsto para encerrar ao final do ano de 2018.

luz para todos manaca3

“Os avanços do Luz Para Todos em Manacapuru são inquestionáveis e atestam a seriedade do programa criado pelo governo do ex-presidente Lula para levar energia elétrica para todo cidadão brasileiro. Preocupanos-nos, entretanto que, com a aproximação do fim do progrma, muitas famílias continuem condenadas à luz de lamparina”, comentou.

Francisco Bezerra destacou, ainda, a importância da energia não só para substituir a velha lamparina por uma lâmpada acessa, mas, sobretudo, como fonte indispensável e capaz de proporcionar dignidade, cidadania, qualidade de vida, informação e emprego.

luz para todos manaca

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo poder público para levar energia às mais longínquas comunidades do município. Tudo é muito difícil, sabemos disso. Mas é preciso avançar, cruzando rios, igarapés, paranás e vencer os desafios da floresta até que o último poste seja implantado em cada comunidade. Assim, o programa terá comprido o seu verdadeiro papel”, admite.

Até o momento, o Luz Para Todos chegou a mais de 6 mil famílias residentes na zona rural do município de Manacapuru. Segundo o diretor do Programa, Valdelino Cavalcante, até o 2018 todas as comunidades até o momento não contempladas pelo programa serão integralmente atendidas com o serviço de energia elétrica.

luz para todos manaca4