Principais produtos do PIM têm faturamento superior a US$ 2 bi

A comercialização dos principais produtos fabricados pela indústria incentivada da Zona Franca de Manaus (ZFM) faturou, no primeiro trimestre de 2016, o montante de US$ 2.19 bilhões. A informação é da superintendente da Suframa, economista Rebecca Garcia, ao comentar o ranking dos itens com maior desempenho no período.

Entre os artigos mais comercializados, a superintendente destacou os televisores com tela de cristal líquido (LCD) que, no período, colocaram no mercado o montante de US$ 659 milhões, seguidos pelos smartphones, com US$ 517 milhões. O terceiro produto mais comercializado, informa Rebecca Garcia, foram as motocicletas e similares, com US$ 516.6 milhões.

Os outros sete itens com maior demanda pelo mercado, entre os meses de janeiro e março de 2016, foram condicionadores de ar split (US$ 97 milhões), receptores de sinal de TV (US$ 96 milhões), relógios de pulso (US$ 79 milhões), placas de circuito impresso para informática (US$ 67 milhões), fornos micro-ondas (US$ 62 milhões), auto-rádio e reprodutores de áudio (US$ 53 milhões) e, por fim, rádios, aparelhos reprodutores e gravadores de áudio, incluindo toca-disco a laser, com US$ 39 milhões.