A prefeitura de Manacapuru, segundo previsões do prefeito do município, Jaziel Nunes de Alencar Tororo (PMDB), deverá inaugurar até agosto a primeira rota com a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) às comunidades localizadas nas calhas do Solimões e do rio Manacapuru que ainda não são cobertas pela rede de saúde local.
De acordo com o prefeito, pelo menos seis mil pessoas serão beneficiadas com os serviços de atenção médica, odontológica e laboratorial a disponíveis na UBSF do município.
Jaziel Alencar, que nesta terça-feira, 10, esteve em Manaus para inspecionar o andamento dos trabalhos, disse que a UBSF está pronta e que depende apenas da instalação dos equipamentos para entrar em funcionamento.
“A unidade fluvial reforçará o atendimento na Atenção Básica nas comunidades localizadas na costa do Laranjal, lago do Calado, lago do Miriti, ilha do Marrecão, Butija, costa do Pesqueiro, Canabuoca 2, Iauara, entre outras regiões de difícil acesso”, explica o prefeito.
Com investimentos do Ministério da Saúde da ordem de R$ 1,7 milhão, a embarcação contará com equipes formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, técnico bucal, bioquímico e técnico de laboratório.
Quanto a estrutura, a UBSF dispõe de consultórios médico, de enfermagem e odontológico; ambiente para armazenamento e dispensa de medicamentos; laboratório; sala de vacina; banheiros; expurgo; cabines com leitos em número suficiente para toda a equipe; cozinha; sala de procedimentos; identificação segundo padrões visuais da Saúde da Família, estabelecidos nacionalmente.