A Defesa Civil de Manaus registrou, até as 11 horas da manhã desta terça-feira, 12, vinte e cinco ocorrências em várias zonas da cidade. Os chamados foram principalmente de alagamentos nos bairros Amazonino Mendes, Francisca Mendes, Val Paraíso, Mutirão, Cidade Nova I e II, Rio Piorini, Jorge Teixeira, Novo Reino II, Bairro Novo, Jesus Me Deus e Riacho Doce.
Ainda pela manhã, foram registrados, por meio do número de emergência 199, dois desabamentos de casas, um deles na rua Japurazinho, Nossa Senhora de Fátima. No momento do acidente não havia ninguém na residência. Uma equipe da Defesa Civil atendeu a ocorrência e fez o cadastro da família. A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos já foi acionada para atendimento social. A família está abrigada na casa de vizinhos.
Ainda no bairro Nossa Senhora de Fátima foi registrado um desabamento parcial de casa na rua Pavões. A moradora disse que parte da estrutura do imóvel tombou. Ainda por telefone a moradora foi orientada a sair da casa e uma equipe da Defesa Civil já foi enviada para o local.
Além desses, foram registrados deslizamentos de barrancos no Canaranas e Riacho Doce; riscos de deslizamento de barranco no Tancredo Neves e Mundo Novo; desabamento de rip-rap no Tancredo Neves; e desabamento de muro no Rio Piorini e Alfredo Nascimento.
Todas as equipes da Defesa Civil de Manaus estão nas ruas atendendo as ocorrências.
Chuva Forte
Segundo informações do Sistema de Proteção da Amazônia, SIPAM, a chuva teve início por volta das 5h e continua até o momento em algumas zonas. Os acumulados registrados nas estações meteorológicas até as 10h na estação do INMET, do Aeroporto Eduardo Gomes e Aeroporto Ponta pelada foi de 20,2 mm, 23,4 mm, 16 mm, respectivamente. O acumulado da precipitação estimada pelo radar meteorológico de Manaus indica acumulados entre 50 a 80 mm na região norte da cidade de Manaus.
Ainda segundo o alerta emitido pelo SIPAM, a previsão de chuva continua durante todo o dia.