O delegado Adilson Oliveira, da 42ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), situada em Barreirinha (AM), quinta-feira, 07, o indígena Manoel Graciel de Araújo, 30 anos, conhecido como “Preto”, envolvido em tentativa de homicídio do próprio irmão, ocorrida no dia 19 de dezembro de 2015.
Conforme a autoridade policial, a prisão de Manoel ocorreu em cumprimento a mandado de prisão expedido no dia 21 de março deste ano, pela juíza da Comarca de Barreirinha, Silvânia Corrêa Ferreira. “Fomos até a comunidade indígena onde Manoel morava para cumprir o mandado, mas ele não foi encontrado. Na volta, fomos informados que ele estava em via pública, onde efetuamos a prisão”, disse Adilson.
De acordo com o delegado, o crime ocorreu após a vítima, Manoel Tarcílio de Araújo, 68, comunicar à lideranças indígenas que “Preto” teria abusado sexualmente da própria sobrinha, filha de Manoel Tarcílio. O infrator então desferiu golpes de terçado na cabeça do irmão. O fato ocorreu na Aldeia Prosperidade, Distrito de Ponta Alegre, nas proximidades do município de Barreirinha.
Manoel Tarcílio foi socorrido e levado a um hospital em Parintins. Em seguida foi transferido para a capital e permanece internado em estado grave na Casa de Saúde Indígena (Casai), no quilômetro 24 da rodovia estadual AM-010.
Em depoimento, “Preto” confessou a autoria o delito e disse que teria sido coagido a cometer o crime. “Ele nos informou que outro indígena, chamado Cláudio, teria sido o mandante. Iremos intensificar as diligências pra confirmar, de fato, a participação de mais uma pessoa no caso”, declarou o delegado.
Manoel Graciel foi indiciado por tentativa de homicídio. Ele permanece preso na carceragem da 42ª DIP, aguardando decisão da Justiça.