Motoristas e cobradores do sistema de transporte coletivo entram em greve nesta segunda-feira por tempo indeterminado

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus (STTRM), conforme Ofício nº 095/2016 STTRM, enviado, sexta-feira, 04, ao Sinetran, decidiu que, nesta segunda-feira, 07, motoristas e cobradores do sistema de transportes coletivos de Manaus paralisam suas atividades por tempo indeterminado. A decisão foi adotada após assembleia geral realizada na sede do sindicato, quinta-feira, 03.

De acordo com o sindicato, o movimento é reflexo da falta de pagamento mensal aos profisionais do setor do 5º dia útil (sábado) e das correspondentes horas extras, definidas em convenção de trabalho.

Afirma o sindicato que os constantes atrasos nos pagamentos têm acarretado prejuízos para os trabalhadores mergulhados em permanente inadimplência com os seus credores.
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, conforme informou a desembargadora Rita Albuquerque, acatou o pedido do sindicato, publicado, sábado, 05, à noite.
Na hipótese de greve, segundo ressaltou a desembargadora, o sindicato dos rodoviários deverá garantir a circulação de pelo menos 70% da frota de ônibus nos horários de pico, ou seja, das 5h às 9h e das 16h às 20h, e de 30% nos demais horários.

Rita Albuquerque, fixou multa diária de R$ 50 mil ao sindicato dos trabalhadores desde que ocorra descumprimento da decisão.

foto