Mais de 83% dos inscritos participam da primeira fase do concurso para juiz do TJAM

Um total de 1533 dos 1840 inscritos participaram, na manhã deste domingo (6), da primeira fase do concurso público para o cargo de Juiz Substituto de Carreira do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O certame está sendo organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e a primeira prova foi aplicada no Colégio La Salle, no bairro Dom Pedro, em Manaus. O gabarito preliminar deve ser divulgado nesta quarta-feira (9).
“Tudo ocorreu dentro da normalidade. As pessoas chegaram no horário adequado e todos os candidatos foram acomodados nas suas salas”, afirmou o desembargador Cláudio Roessing, presidente da Comissão do Concurso.

Serão oferecidas 23 vagas, sendo 15 para ampla concorrência, três para candidatos com deficiência e cinco para candidatos negros. As vagas para candidatos com deficiência atendem o art. 18, parágrafo único, da Resolução TJAM nº 6, de 2012. Já as vagas para candidatos negros atendem a Resolução do CNJ nº 203, de 23 de junho de 2015. O valor do subsídio é de R$ 24.681,60, na data de publicação do edital.

Mais informações podem ser encontradas no site da instituição neste link.

CINCO ETAPAS

A primeira, realizada neste domingo, foi a prova objetiva seletiva, de caráter classificatório e eliminatório. A segunda é dividida em duas partes: uma prova discursiva de questões e uma prova prática de sentença cível e criminal. A terceira etapa tem três fases: inscrição definitiva e sindicância da vida pregressa e investigação social, de responsabilidade do TJAM, com apoio logístico do Cebraspe; exames de sanidade física e mental; e exame psicotécnico, sendo estes três últimos de responsabilidade do Cebraspe.

A quarta etapa é a prova oral, de caráter classificatório e eliminatório. A quinta e última etapa é a avaliação de títulos, de caráter classificatório. Além destas etapas, o concurso contemplará, ainda, a perícia médica a ser realizada nos candidatos que se declararem com deficiência, de responsabilidade do TJAM.

PRIMEIRA FASE

Será considerado habilitado na prova objetiva seletiva o candidato que obtiver o mínimo de 30% de acertos das questões em cada bloco e, satisfeita essa condição, alcançar, também, no mínimo, 60% de acertos do total referente à soma algébrica das notas dos três blocos.

A prova terá 30 questões abordando Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente, 40 questões sobre Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral e mais 30 questões com os temas Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo.