Começou nesta quarta-feira (7) o Salão Duas Rodas 2015 – 13º Salão Internacional de Motocicletas, Peças e Equipamentos e Acessórios – no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O superintendente da Zona Franca de Manaus, em exercício, Gustavo Igrejas, participou da solenidade de abertura da feira, que contou com a presença do presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo de Vera, e do presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian, entidades organizadoras do evento.
Em seu pronunciamento, o superintendente da SUFRAMA ressaltou que praticamente toda a produção nacional de motocicletas, motonetas, ciclomotores e afins está instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM) e que o Polo de Duas Rodas representa, historicamente, 30% do total de faturamento, mão de obra e investimentos da Zona Franca de Manaus (ZFM). “A SUFRAMA sempre deu especial atenção a esse segmento, que tem um grau de agregação de valor local bastante representativo, acima de 70% e, desse percentual, cerca de 45% de partes e peças são produzidas regionalmente na ZFM”, explicou.
O PIM possui 15 fabricantes de motocicletas com projetos aprovados – 11 ativas em 2015 – que produzem praticamente todas as marcas disponíveis no mercado brasileiro, além de mais de 70 fabricantes de componentes, que formam o segmento com a cadeia de produção mais adensada no Polo. “Esses números por si só demonstram a importância do setor de Duas Rodas para o PIM e justificam a enorme preocupação que tanto a SUFRAMA quanto o governo federal têm dado a esse segmento”, apontou Igrejas.
Igrejas também traçou um rápido histórico do Polo de Duas Rodas da ZFM, que saiu de uma produção de um milhão de motos, em 2004, para 2,3 milhões em 2008. Mas a crise daquele ano atingiu em cheio o segmento e, em Manaus, a produção de 2009 acabou caindo para 1,5 milhão de unidades. O segmento teve uma retomada nos dois anos seguintes e chegou a 2,1 milhões de motocicletas em 2011, mas a partir daí a produção voltou a cair. “São diversos fatores que levam a estes números, especialmente os econômicos, pelos quais passam boa parte da economia global, mas apesar desse cenário desfavorável, temos que olhar para frente. São nesses momentos de crise que nascem as grandes oportunidades”, enfatizou.
Por fim, o superintendente parabenizou a Reed Exhibitions e a Abraciclo pela realização do Salão Duas Rodas, mesmo em um cenário econômico delicado, e convidou os presentes para que participem da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), promovida pela autarquia. “A SUFRAMA também terá a oitava edição da FIAM, de 18 a 21 de novembro, em Manaus. É hora de mostrar força. Governo, empresários e sociedade em geral têm que unir forças no sentido da retomada de crescimento, da competitividade do produto brasileiro, do investimento em logística, da simplificação do sistema tributário e da desburocratização”, concluiu.
Sobre o Salão
O Salão Duas Rodas é o maior e mais completo evento voltado para o segmento na América Latina. Proporciona a realização de negócios e lançamentos de motos, acessórios e equipamentos das grandes marcas mundiais. O Salão conta com 600 marcas expositoras, com a presença de todas as marcas de motocicletas comercializadas no Brasil e representantes de 22 países, em uma área de 78 mil metros quadrados de exposição. A previsão é de receber mais de 260 mil visitantes e 12 mil profissionais do setor durante os seis dias de evento, que encerra no dia 12. O horário de funcionamento para o público é das 14h às 22h.