Corinthians, Atlético Mineiro e Grêmio disputam o título do Campeonato Brasileiro. Entretanto, a maior emoção atual da competição ocorre logo abaixo. A briga pela quarta posição, que garante ao clube uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América, cresce a cada rodada e chama a atenção pelo equilíbrio. Os números comprovam esta teoria.
Depois da rodada deste final de semana, a 23ª da Série A em 2015, apenas cinco pontos separam o quarto na tabela – atualmente o São Paulo (38), que subiu para a posição depois de bater o Internacional por 2 a 0 no último sábado – do décimo, o Sport (33) – os pernambucanos ficaram apenas no empate com o Santos (1 a 1).
A curta distância resulta na troca constante dos classificados. Em 23 rodadas foram 19 mudanças na quarta colocação, o que torna a disputa o principal símbolo do equilíbrio do Brasileiro. Nestas variações, dez times já finalizaram uma rodada no último posto do G-4 do Campeonato Brasileiro.
Equipes que atualmente pela Libertadores como Sport, Atlético-PR, Palmeiras, Fluminense e São Paulo, além de Corinthians, Atlético-MG e Grêmio, já estiveram na quarta posição. Assim como clubes que ocupam a outra metade da tabela, como Chapecoense e Goiás – ambos brigam contra o rebaixamento -, terminaram uma rodada na última posição do grupo de classificados à Libertadores.
A briga pelo último posto do G-4 deve crescer ainda mais, já que Corinthians (50), Atlético-MG (45) e Grêmio (44) possuem conforto em suas posições – são seis pontos de vantagem dos gaúchos sobre o São Paulo, o quarto colocado. A diferença, como relatado, é quase a mesma do time tricolor sobre o Sport, o décimo na tabela.