Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou uma ação de limpeza para a retirada de pichações no monumento a João Batista Figueiredo Tenreiro Aranha, responsável pela elevação da Comarca do Alto Amazonas à categoria de província, em 5 de setembro de 1850.
O monumento fica situado no centro da praça 5 de Setembro e vem sendo alvo constante da ação de pichadores. O trabalho de limpeza foi realizado pela equipe de manutenção do Parque Ponte dos Bilhares, ligada à Diretoria de Arborização e Paisagismo da Semmas, e contemplou todo o monumento, da base à estátua. Também foi realizada a retirada das pichações das 114 pilastras ao redor da praça.

FOTOS ASS
De acordo com os moradores e comerciantes da área, os pichadores que não respeitam a presença da Polícia Militar nem da Guarda Civil Metropolitana, responsável pela segurança do patrimônio público do município. Com essa, sobe para cinco, o número de ações de limpeza realizadas em regime de mutirão na praça.
A ação também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que realizou serviço de roçagem, e do empresário Jaime Hernandes, proprietário de um hotel situado nas proximidades da praça, que doou material de limpeza e colaborou na mão-de-obra. A praça 5 de Setembro é palco de eventos cívicos em comemoração à data.