Dilma destaca importância da relação entre Mercosul e outros blocos econômicos

A presidenta Dilma Rousseff reforçou hoje em discurso de abertura da plenária da 48ª Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Brasília, a importância das relações comerciais com outros blocos econômicos. A fala da presidenta faz referência às negociações entre Mercosul e União Europeia (UE) para zerar as tarifas de alguns produtos.

“A crise não pode ser razão para criar barreiras comerciais entre nós. Ela tem que reforçar nossa integração e solidariedade. Temos que também buscar acordos comerciais com outros países”, disse a presidenta.

Dilma disse que o Brasil definiu com a Europa a ampliação do comércio. “Estou certa – acrescentou – que a busca de novos mercados continuará durante a próxima presidência [do Mercosul]”. O sistema de presidência do Mercosul é rotativo: muda a cada seis meses.

Depois de observar que “a democracia floresce” na América do Sul, região que já “sofreu muito com ditaduras”, Dilma citou as eleições para presidente da República que ocorreram ano passado no Brasil e no Uruguai, e a que ocorrerá este ano na Argentina.