Criança de 6 anos morre em explosão de barco no Amazonas

A pequeno Joice Andrade Fonseca, de apenas 6 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira dentro da embarcação Graneleira “Paroleiro do Mar” que explodiu no porto do município de Itapiranga (a 227 km de Manaus), minutos depois de ser abastecida com 12 mil litros de combustível, no Amazonas.

O pai da menina Ronam Fonseca de Almeida, sua mãe Jucimara de Oliveira Andrade, 29; e Riana Andrade Fonseca, de apenas 1 ano, também estavam na embarcação no momento da explosão, mas tiveram apenas ferimentos leves e foram atendidos no hospital do município. Um homem, de 22 anos, que não teve a identidade reveada, foi transferido em estado grave para Manaus.

De acordo com nota da Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, o acidente ocorreu no porto do município, por volta das 3h, durante o acionamento do motor da embarcação, que havia recebido cerca de 12 mil litros de combustível.

 

Após denúncia por telefone, a Agência Fluvial de Itacoatiara, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), direcionou uma equipe de Inspetores Navais ao local do ocorrido para dar o apoio necessário e iniciar o levantamento de dados para abertura do Inquérito Administrativo sobre Fatos da Navegação (IAFN), que visa apurar as causas e responsabilidades pelo acidente.