Um vídeo que mostra dois homens agredindo cruelmente duas onças-pretas durante um passeio de barco está gerando revolta e indignação no Facebook. As imagens fortes flagram dois homens perseguindo os animais que fogem indefesos. O vídeo tem duração de pouco mais de dois minutos, e, provavelmente, foi filmado pelo homem que dirige o barco. Durante a gravação eles conversam e um incentiva o outro a bater no animal.
Por fim um dos animais aparece boiando após pancadas na cabeça e o vídeo chega ao fim.
O técnico de Informática Fernando Farias, de 19 anos, recebeu o vídeo pelo WhatsApp e compartilhou na página no Facebook “Histórias de Pescadores” que ele administra:
— Sou apaixonado por animais, fiquei muito indignado com o vídeo e, por isso, decidi compartilhar. Tem até pessoas de outros países entrando em contato comigo para tentar identificar esses homens. O Facebook me acionou e colocou um aviso no vídeo alertando que as imagens são fortes e já foram visualizadas por mais de 100 mil pessoas — contou Fernando. Mais de mil pessoas já compartilharam o vídeo para ajudar a encontrar os homens.
O Ibama informou, em nota, que ainda não havia recebido denúncias sobre o caso, mas vai apurar. “Informamos que estamos apurando para identificar os agressores para que recebem as penas prevista na Lei de Crimes Ambientais. A população pode ajudar o Ibama com informações para auxílio na fiscalização ambiental. O canal de denúncias é a Linha Verde, que está disponível atavés do telefone 0800 61 8080, ou pelo e-mail [email protected]”. O órgão ainda disse que o “infrator está sujeito a pena administrativa, que pode chegar a R$ 5 mil por casa animal atacado, e responde criminalmente pela infração”.