Les Artistes Café Teatro recebe semana do ballet com entrada gratuita

Para comemorar uma década de atividades, a Escola de Ballet Álvaro Gonçalves realiza, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), uma semana de ações dedicadas ao ballet clássico. Chamado de “Expo Bag”, o evento terá aulas gratuitas, exposições e espetáculos entre os dias 15 e 20 de junho, no Les Artistes Café Teatro (Av. 7 de Setembro, nº 377, bairro Centro).

Todas as atividades serão gratuitas e qualquer pessoa, independentemente de ser profissional ou aluno de dança, pode participar. “Colocamos à disposição da sociedade todos os espaços culturais da Prefeitura de Manaus e valorizamos as parcerias com a iniciativa privada também como forma de promover a cultura em nossa cidade. O Les Artistes Café Teatro é um espaço cultural eclético e democrático”, declarou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

A programação começa na segunda-feira, 15, com a Exposição de Figurinos, que mostra ao público o vestuário de espetáculos da escola, entre eles repertórios clássicos como “Coppélia”, “Giselle” e “O Quebra-Nozes”, além de outras montagens originais como “Circo da Alegria” (2009), “Mundo da fantasia” (2013) e “Brasil na Ponta dos Pés” (2014). A mostra ficará aberta ao público de segunda a sábado, das 14h às 20h.

Também na segunda, 15, e na terça-feira, 16, haverá uma aula pública, em que os espectadores poderão assistir às aulas dos alunos de dança da escola. Na segunda-feira, a aula será no horário das 15h às 19h. Já na terça-feira será em dois horários: pela manhã, de 9h às 11h, e ao final do dia, das 17h às 19h. “Dessa forma, familiares e amigos poderão acompanhar um pouco do trabalho realizado em sala de aula”, disse o diretor da escola, Álvaro Gonçalves.

A quarta-feira será dedicada a aulas gratuitas para o público. Serão quatro turmas de ballet: às 16h, a turma para iniciantes; às 17h para intermediário; às 18h haverá outra turma para iniciantes e encerra às 19h com mais uma turma para o nível intermediário. É necessário fazer a inscrição com antecedência e o número de vagas é limitado. O contato é (92) 3234-6045.

A quinta, a sexta e o sábado serão dedicados a apresentações dos espetáculos da escola. Na quinta e sexta-feira, o horário é às 19h. No sábado, a apresentação será às 18h. “Todas são montagens inéditas e vamos levar ao palco a técnica treinada em sala de aula, juntamente com a parte artística da dança”, comentou o diretor da companhia.

No portfólio, a Escola Ballet Álvaro Gonçalves conta com a participação em 25 mostras de dança para mais de 15 mil espectadores. A escola é referência no Amazonas no ensino método da Royal Academy of Dance, uma das instituições de ballet clássico mais importantes do mundo.