A Prefeitura de Manaus vai reformar 60 praças e instalar dez novas academias a céu aberto ainda esse ano. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) está concluindo o projeto de execução que deve contemplar, pelo menos, um espaço de lazer em cada bairro.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Morais, após a conclusão dos projetos, a pasta abrirá processo licitatório que definirá a empresa responsável pela reforma das praças e instalação das academias.
“Esta gestão tem priorizado, entre outras frentes de obras, a restauração dos espaços de lazer para que a população possa usufruir de áreas verdes, academias a céu aberto e parque para as crianças, e assim ganhar mais qualidade de vida”, pontuou Morais.
Durante a reforma, as praças receberão serviços de revitalização do pavimento, nivelamento do piso, restauração das calçadas, pintura dos ladrilhos hidráulicos, reforço na iluminação pública com a substituição de lâmpadas e instalação de novos pontos de luz, quando necessário. Após esses e outros ajustes, uma nova praça será entregue à comunidade devidamente arborizada.
Entre os locais que receberão intervenção de infraestrutura estão: Praça do Conjunto Kissia, no bairro Dom Pedro; Praça do bairro Lagoa Verde, zona Sul; Praça Boulevard Sá Peixoto, no bairro Educandos; Praça Jardim Petrópolis, no bairro Petrópolis; Praça Ivanete Sintra, no conjunto Jardim Paulista – Aleixo e a Praça da Rua Xavantes, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte.
Academia aberta
Para incentivar a prática de atividades físicas, mais de dez pontos da cidade ganharão equipamentos para integrar uma academia livre, a céu aberto. Os espaços que serão contemplados, primeiramente, estão localizados nos bairros Cidade de Deus, Parque 10 de Novembro, Nova República, São Pedro, São Francisco, Japiim, Comunidade Tupé, Cidade Nova, Jorge Teixeira, Colônia Antônio Aleixo, Gilberto Mestrinho e Bairro da Paz.