Cruzeiro x São Paulo vale ‘título’ de maior vencedor brasileiro na Libertadores

Além da vaga nas quartas de final, o Cruzeiro x São Paulo desta quara-feira no Mineirão, às 19h30, vale um título simbólico: o de time brasileiro que mais venceu jogos na história da Libertadores da América.

Dono de três títulos da competição, o time paulista tenta a manutenção do primeiro lugar, já que desempatou esta briga particular na semana passada, na ida, quando ganhou por 1 a 0 no Morumbi com gol do argentino Centurión e fez 85 a 84 no placar de triunfos.

Agora, a equipe mineira, bicampeã continental, pode não só voltar a igualar a disputa como ganhar a chance de tomar a dianteira. Para isso, precisa obrigatoriamente bater os comandados de Milton Cruz, o que lhe dará o direito de ir à próxima fase e, eventualmente, assumir o posto de forma isolada.

O Palmeiras é o terceiro colocado em número de triunfos, mas vem bem depois, com 76 em 148 partidas.

Outro item no qual Cruzeiro e São Paulo são os melhores do Brasil na Libertadores é no número de pontos ganhos, se considerados três por vitória em todas as 56 edições do certame.

A agremiação tricolor, recordista do país em participações na disputa, com 17, vem à frente neste quesito, com 293 pontos, enquanto o time celeste, que divide com Grêmio e Palmeiras o posto de segundo a mais jogar a competição entre os brasileiros, com 15, aparece a seguir, com 279.

O São Paulo também lideraria um eventual ranking de times brasileiros que mais partidas fizeram na história competição, com 166; o Palmeiras seria segundo, com 148, o Grêmio, terceiro com 147, e o Cruzeiro, quarto com 145.

Empate esta noite classifica o São Paulo, que também passa em caso de nova vitória ou até mesmo de derrota, neste caso, desde que com o placar em 2 a 1, 3 a 2, 4 a 3… para o time celeste. O Cruzeiro leva a vaga se ganhar por dois ou mais gols de vantagem; se vencer por 1 a 0, a disputa vai para os pênaltis.