As 14 Academias Abertas propostas pelos vereadores para serem criadas em diversos bairros de Manaus como parte do pacote de obras das emendas parlamentares serão as primeiras obras a sair do papel a partir de agosto. O anúncio quarta-feira (6), pelo presidente da Câmara de Manaus, Wilker Barreto (PHS).
Os bairros beneficiados com as academias são Cidade de Deus, Parque São Pedro, Japiim, conjuntos Santos Dumont e Nova República, Amazonino Mendes, Parque Dez, Gilberto Mestrinho, Comunidade do Tupé, Cidade Nova, São Francisco, vale do Amanhecer, Colônia Antônio Aleixo e Jorge Teixeira.
Wilker explicou aos vereadores que os projetos das academias foram os primeiros a serem concluídos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) em decorrência da semelhança e por não envolverem questões complexas de terreno.
“Estive com os técnicos da Seminf e eles me asseguraram que o processo de licitação para a execução das obras será realizado já a partir da próxima semana e que até o dia 25 de maio todos os demais projetos já estarão concluídos. Quero assegurar a todos vocês que as obras iniciarão em agosto”, disse Wilker.
Das 118 emendas aprovadas no ano passado pela Câmara Municipal de Manaus em consenso com a Prefeitura de Manaus, 53 são obras, as demais tratam da implementação de programas de apoio sócio-cultural, educacional e esportivo. O volume total representa um investimento de R$ 20 milhões.
A reunião convocada na última segunda-feira (4) pelo presidente da Câmara, reuniu 21 vereadores, os demais justificaram as ausências por motivo de saúde e viagem.
Wilker revelou aos vereadores que a falta de servidores capacitados na Diretoria de Engenharia da Câmara dificultou e atrasou a elaboração dos projetos e que por isso precisou recorrer à Seminf.