Brasil e Coreia do Sul firmam acordos na área de tecnologia

As presidentas do Brasil e da Coreia do Sul, Dilma Rousseff e Park Geun-hye, assinaram hoje (24) nove atos institucionais de cooperação que devem trazer inovações tecnológicas ao país, além de proporcionar o intercâmbio de especialistas. Um dos acordos prevê colaboração em pesquisa e desenvolvimento de comunicação 5G, nova geração da comunicação móvel, e outro, cooperação na área de energia nuclear. coreia,sul, dilma, park, geun-hye, 5g, comunicação, móvel

Os dois países criaram o Programa de Cooperação em Tecnologia da Informação Brasil-Coreia. Os acordos de cooperação envolverão empresas, universidades e centros de pesquisa em iniciativas conjuntas que gerarão oportunidades de negócios e o desenvolvimento de alto conteúdo tecnológico para atender a mercados nacionais e internacionais.

Entre as informações a serem intercambiadas estão governança da internet; comunicações móveis em 5G; e aplicação de big data, que é a análise de grandes volumes de dados para geração de resultados importantes que, em volumes menores, dificilmente seriam alcançados. O acordo trata também da aplicação de M2M, a chamada internet das coisas, que possibilita a comunicação entre diversos objetos, enviando e recebendo informações e dados por meio de óculos, relógios e outros objetos que possam usar a rede mundial de computadores.