Presidente do Eurogrupo avalia que há avanços nas negociações com a Grécia

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, considerou hoje (21) que há avanços nas negociações com a Grécia sobre as medidas orçamentais que permitirão a Atenas receber financiamento e cumprir suas obrigações financeiras.

“Nas últimas semanas, vimos avanços nas negociações e isso nos dá razões para estarmos otimistas”, disse Dijsselbloem, ministro das Finanças da Holanda. “Se trabalharmos sério, chegaremos a um acordo nas próximas semanas e o programa avançará”, acrescentou.

Os credores querem que o governo grego se comprometa com uma lista de reformas, antes de ser desbloqueada a tranche (divisão de contratos) de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo internacional concedido ao país.

O governo liderado pelo Syriza (esquerda radical), que assumiu no fim de janeiro com discurso de oposição à austeridade, é pressionado para adotar mais medidas contrárias às promessas anteriores.

Sobre a possibilidade de um acordo antes do fim do mês, Dijsselbloem informou que é possível, “mas, se for necessário, demoramos mais algumas semanas”.